Com que roupa eu vou???

Pois é, caros amigos, familiares, EU como noiva, já sei com que roupa eu vou, relativamente 'fácil' de definir: um vestido 'de noiva' - duh!

 Contudo achar algo que se adeque ao que eu penso que tenha que ser um traje para um casamento como o meu e do Luiz será, uma cerimônia laica de comemoração pela nossa união civil, em um sítio, num sábado pela manhã, sem ser 'mega formal' (ou seja pra mim: sem caudas e véus arrastando gravetinhos, formigas e folhinhas), não foi assim tão simples! Ainda mais pela minha aversão a 'indústria dos vestidos de casamento principescos' (em maior ou menor nº de camadas - noivas cebolas!) eu fiz algo assim beeem incomum: comprei pela internet um vestido de noiva  nada tradicional sem ter me preocupado em tirar minha exaaatas medidas...
E quando o dito cujo chegou; ajudado pelos quilogramas extras que trouxe como 'lembrancinha da Disney' em setembro último: não serviu nos quadris e sobrou no corpete na região do busto. A costureira e a modista tiveram um trabalhão soltando tuuudo o que dava, mas milagre de multiplicação do tecido elas não fazem e o destino do vestido é algum brechó da vida, mercado livre, algo assim... Mas eu não me desesperei porque já tenho um back-up, está tudo sob controle! Faço a prova dele em breve, já que precisava de alguns ajustesinhos. Mas cansa isso, viu!
Não é à toa que tem noiva que vira bicho, um verdadeiro monstrinho cuspindo fogo e palavrões pelas ventas! "Bridezzila attacks!"

Mas e vocês, convidados?!?! Com que roupa irão??? 
Pooois é, quando lerem o convite verão que há uma pequeeena observação, lá no finalsinho - Traje: Passeio.

O que isso significa??? 


Segundo a papiza da Moda, a Claudia Matarazzo, o traje passeio era chamado de 'tenue de ville', que é um nome bem pomposo (e que soaria quase que esnobe no convite - mas admito a tentação de colocá-lo!!! *rs*) pra o termo bem mais brasileiro dos tempos de antigamente  o tal do 'traje de domingo'; quando as pessoas reservavam sua melhor roupa para ir a cidade, participar da Missa dominical e muitas vezes colocar o papo social em dia! Segue o que ela diz, literalmente, a respeito:

Convites e seus trajes

Independente da festa, é preciso saber interpretar corretamente os dizeres de um convite, para evitar constrangimentos. É o tipo da coisa que pode proporcionar uma dose extra de segurança e traquejo em momentos em que isto, é sim, bastante importante.

· Traje Esporte - para os homens significa sem gravata. É claro que vai depender do caso a opção de caprichar, dispensando a gravata mas não o blazer e camisa. Evidentemente em um evento onde tenha sido especificado por escrito " traje esporte", é preciso levar em conta que é esportivo sim, mas não a ponto de se usar o bom e velho tênis e uma calça jeans desbotada. Assim, um dock sider, ou mocassim pode cair melhor.

· Para as mulheres: tecidos mais rústicos, sapatos baixos (ou não), saia e blusa, calças compridas liberadas… Ou até mesmo um pretinho mais caprichado com uma bijuteria descolada. Use o bom senso.

· Traje Passeio - é o antigo tenue de ville. O traje passeio é normalmente indicado para reuniões a luz do dia, e mais informais. Traje passeio é o que no Brasil, erradamente, algumas pessoas insistem em chamar de "esporte fino". Isto não existe. Pra que inventar? Não existe "esporte grosso"...

· Na prática significa, para os homens, um blazer com calça social, camisas em cores muito claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas enfim: é a gravata em sua versão informal.

· Para as mulheres: pantalonas, vestidos ou tailleur, sapatos de salto de médio para alto, bolsas médias (nada de sacolas ou mochilas) e um visual mais bem cuidado.

· Passeio Completo - para os homens significa terno. Escuro e mais formal. De preferência marinho bem escuro ou grafite (não preto, que pode pesar em nosso clima tropical). Com camisa social branca ou azul muito claro e gravata de estampas mais discretas.

· As mulheres ainda não devem botar pra quebrar: tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião

· À Rigor (ou Black Tie) - Para os homens não tem erro: é o smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta. Sem tentações de variar usando faixa e gravata em cetim violeta, azul ou prata…

· Para mulheres, ao contrário do que se pensa, black tie, não as obriga a sair em busca de um vestido longo. Podem até usar, mas não é obrigatório. Aqui, os modelos são mais trabalhados, usa-se mais brilho, transparências, decotes e fendas mais pronunciados. Pantalonas largas, em tecidos mais nobres são corretíssimas nestas ocasiões.

· Em tempo: se no convite estiver escrito "habillée", leia black tie.

· Gala - Para os homens, casaca (paletó preto com cauda bi partida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas). Para as mulheres vestidos longos, abaixo do tornozelo e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborado que seja o tecido.
 


 Ainda em dúvida?

Tem um artigo bem legal da Roberta Bourguignon que você acha aqui, ó (se não abrir mando pra você por email, é so pedir!)


 Beijocas a todos!

0 comentários:

Leave a Comment

Back to Home Back to Top Aleluia! Até que Enfim!!!. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.